Valeu por ter vindo!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sugestões de atividades e brincadeiras

Esta atividade dá pra usar as cores, his e her, e ainda o possessive 's:
Peça as crianças para levarem balões para a sala de aula de sua cor favorita. Peça que cada um encha seu balão e o identifique, colando nele uma folha com seu nome. Depois pratique: 
"What is this?".
"This is (Paulo's) balloon." 
"What's his favorite color?"
"His favorite color is (red)".

Soletrando:
Peça para cada aluno desenhar em dois pedaços de papel uma figura e seu nome.
Depois brinque de jogo da memória, mas só ganha quem soletrar a palavra.

Profissões:
Os alunos desenham seus familiares mostrando as suas profissões: mãe, pai, tio, tia, avô ...
Escrevem seus nomes e profissões. Depois eles apresentarão para a turma: 
"This is my mother. She is a nurse."
Assim forma-se um grande painel com várias profissões e familiares.

Tic-tac-toe
Antes de começar o jogo, escreva 9 palavras do grupo que estiver estudando:(este jogo pode ser usado pra qualquer grupo de palavras que eles tenham aprendido:
Família: 1 mother / 2 father / 3 sister / 4 brother /5  uncle / 6 aunt / 7 grandmother / 8 grandfather / 9 baby
Comida: 1 apple / 2 pear / 3 grapes ...
As crianças não devem saber quais palavras estão na lista.
Divida a classe em dois grupos, mas cada hora um do grupo responde.
Na mesa com os cartões com as palavras voltadas pra baixo e os números pra cima, o primeiro aluno escolhe um número. No quadro faça o desenho do jogo da velha.
Você vira o cartão e diz a palavra: (uncle)
A criança soletra. Se o aluno acertar o grupo ganha um x ou o até fechar o jogo da velha.




Jogo da forca
O nosso famoso jogo da forca também pode ser usado pra qualquer grupo de palavras.

Words from a name:
Depois que as crianças estiverem com um bom vocabulário, diga pra eles escreverem no caderno seus nomes e pra cada letra uma palavra que eles já conheçam.

Ex:      B    O    B
           a      r     a
            l      a     l
            l      n     l
                   g    o
                   e    o
                         n

Começar e terminar
Em pedaços de papel escreve a metade de uma palavra e no outro pedaço a outra metade. Entregue uma metade para uma criança e as outras metades misture entre os alunos. 
Cada um vai ter que achar a outra metade.
Essa brincadeira também funciona com frases.

Passa a palavra
Separe a classe em grupos. Se possível de 4. Dê a cada grupo um pedaço grande de papel e um lápis. Cada membro vai escrever uma palavra. 
Você diz: colors
E o aluno escreve uma cor no papel. Quando todos os grupos tiverem escrito, você diz: animals.
E assim sucessivamente até que acabem os membros do grupo em uma rodada. 
Então o grupo entrega seus papéis, e a professora dá ponto pras palavras escritas certas. O grupo que pontuar mais vence.

Esse tipo de brincadeira também seria legal se fosse feita como um "passa anél". A primeira criança vai escolher a palavra e veremos se chega na teacher certinha.. Essa ideia já é minha..rss


Palavra estranha
Depois de aprender um grupo de palavras, essa brincadeira também é legal. Peça para as crianças escreverem em grupo, em um papel um grupo de palavras e no meio delas colocar a sexta estranha. (ou seja, que não tem nada a ver como o grupo)
Ex: elephant  penguin  tiger  snake  hippo   supermarket
Pontua o grupo que descobrir mais rápido.


Cobra comprida:
Convide um aluno para vir ao quadro. Ele escreverá uma palavra que queira. O próximo aluno terá que escrever uma palavra que comece com a letra que a primeira terminou. E assim por diante. O aluno que não souber uma palavra que comece com aquela letra vai saindo até que sobre um.
Vai ficar assim:   televisionurseelephanteacherrestauranttennis

Complete primeiro;
Escreva em vários pedaços de papéis, inícios de frases: I like...... , I don't like ....., I go to school....., I never .......,  There are..... ,  e etc.  Espalhe pela sala de aula. Os alunos com o caderno na mão e um lápis, devem pegar cada papel e completá-los todos ao mesmo tempo. Quem terminar primeiro e estiver certo, claro, vence. 

Aprendendo a escrever textos:
Coloque no quadro a foto de um homem (ou mulher, ou criança, ...) e escreva os começos das frases. A figura claro tem que ter todas as informações:
Ex. Mr. Brown is a ..................................................
       He has  .............................................................
       Today he's wearing ..........................................
       He likes ............................................................
       He always .........................................................
       He never ...........................................................

Aprendendo a escrever textos II:
Escreva o começo de uma frase numa folha de papel. Ex: I get up at..., e passe pra um primeiro aluno. Ele vai completar a frase e começar uma outra. Depois passa pro segundo aluno e assim sucessivamente. Quem não souber completar a frase ou completar a outra deixa a brincadeira. O aluno que ficar até o fim vence.

I spy: 
Com uma figura como essa colada no quadro, você diz:
I spy with my little eye something beginning with c.
Se o aluno disser computer, ele fica na brincadeira. Se o que ele disser não tiver na figura, ele sai da brincadeira.

Memory game:
Coloque uma imagem no quadro.  Deixe os alunos olharem pra ela por um minuto. Depois tire a foto. Quem escrever mais palavras relacionadas a imagem vence.

Ex: students - red - glue - tables...

Um comentário:

  1. Venha fazer uma parceria com o tema "SE O AMOR EU PUDESSE ENCONTRAR' lá no meu blog. Bjos.


    Oi prima te achei!!!!!!!! Venha me visitar, prometo voltar com calma. Amanhã vou participar de uma oficina no colégio da Paola. Levando a Poesia e incentivando as crianças do quarto ano a escreverem o que sente. Bjim.

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